Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

20 fotos de mulheres incríveis que mudaram o mundo e fizeram história


Já parou para pensar quem inventou objetos do dia a dia como uma simples fralda descartável? Quem está por trás da tecnologia wifi? Ou ainda, quem foi a primeira mulher a ir para o espaço? Ou a primeira a ganhar o um prêmio Nobel?

Estamos tão acostumadas a associar grandes invenções e descobertas a nomes masculinos que nos esquecemos como foram muitas as mulheres que contribuíram para a evolução da humanidade.

De ativistas a inventoras, não importa a área de atuação em que estiveram, as mulheres conquistaram seus lugares na história sendo capazes de mudar a visão de uma sociedade inteira por décadas -ou até mesmo séculos.

O problema, no entanto, é que durante muitos anos tiveram seus nomes escondidos e até mesmo censurados.

E pensando em homenagear todas elas, essa lista traz vinte mulheres e suas contribuições que mudaram o mundo, afinal, “Who run the world? GIRLS!”.

1. Heddy Lammar


Se hoje vivemos conectados via Wireless é graças ao invento da austríaca. Além de atriz de Hollywood, Lammar é a responsável por criar um sistema de comunicação para as Forças Armadas dos Estados Unidos durante a 2ª Guerra Mundial, a invenção acabou servindo de base para a telefonia celular, wifi e bluetooth que conhecemos hoje.

2. Marion Donovan


Imagine só ter que lavar dezenas de fraldas de pano, roupas e jogos de lençóis todos os dias. Donovan inventou o que conhecemos hoje como fraldas descartáveis, em 1949, a fim de facilitar a vida da mulher moderna. Obrigada!

3. Maria Telkes


Em 1948, Telkes desenvolveu a primeira casa que usava o sol como principal fonte de energia. E também inventou o gerador e o refrigerador termoelétricos.

4. Letitia Geer


Em 1899, facilitou a vida dos profissionais da saúde ao inventar a seringa. Até os dias de hoje, as seringas são inspiradas no modelo criado por Letitia.

5. Kathrine Switzer


Ficou conhecida por ser a primeira mulher a correr a maratona de Boston, em 1967. Na foto, organizadores do evento tentam alcança-la para retirá-la da prova. O motivo? Ser mulher.

6. Margaret Heafield


Não se deixe enganar, pois não se trata de apenas um rosto bonito. Heafield é uma das principais engenheiras por trás do projeto Apollo, maior feito da NASA.

7. Onna-Bugeisha


Assim eram conhecidas as mulheres Samurai japonesas no final dos anos 1800. Tomoe Gozen, Nakano Takeko e Hōjō Masako são grandes exemplos dessas mulheres.

8. Amelia Earhart


Além de defensora do direito das mulheres, Amelia é uma das pioneiras da aviação norte-americana. Ficou conhecida por ser a primeira mulher a cruzar o oceano Atlântico a bordo de seu avião, em 1928.

9. Anne Frank


Ícone de força e resistência, a jovem escritora é mundialmente conhecida por ter escrito em seu diário as atrociddes enfrentadas pelos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. “O Diário de Anne Frank” é um dos livros mais lidos em todo o mundo.

10. Maud Stevens Wagner


11. Hellen O’Neal


Hellen foi a primeira mulher a andar de skate profissionalmente.

12. Maria da Penha


Símbolo da luta contra a violência doméstica, Maria da Penha ficou conhecida por lutar pela condenação de seu agressor, tanto que a lei que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher leva o seu nome.

13. Malala Yousafzai


A jovem paquistanesa ficou mundialmente conhecida por defender a educação de meninas em seu país. Foi também a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz quando tinha apenas 16 anos.

14. Nadia Comaneci


Aos 14 anos, a ginasta romena foi a primeira atleta a conquistar nota máxima na ginástica artística nas Olimpíadas de Montreal, em 1976.

15. Wangari Muta Maathai


Ativista política do meio ambiente no Quênia, foi a primeira mulher africana a receber o Prêmio Nobel da Paz, em 2004.

16. Marie Curie

Em uma época em que a ciência era dominada pelos homens, Curie liderou pesquisas sobre a radioatividade, tornando-se uma das maiores cientistas de todos os tempos e a primeira mulher, na história, a ganhar um Prêmio Nobel.

17. Grace Hopper


Engana-se quem pensa que essa senhora jamais saberia mandar uma mensagem no WhatsApp. Hopper, almirante da marinha norte-americana, é a responsável pela criação do COBOL, linguagem de programação mais utilizada na área comercial. Além de revolucionar a computação, foi a primeira pessoa a utilizar o termo “bug”.

18. Angela Davis


Professora, filósofa socialista e integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos. Angela é mundialmente conhecida pela militância em prol dos direitos das mulheres e contra o racismo.

19. Anna Fisher


20. Sarla Thakral


A jovem foi a primeira mulher a receber a licença para piloto na Índia, 1936.

Bônus: mulheres da Mesopotâmia

De acordo com a historiadora Jane Peyton, foram as mulheres as primeiras a produzir, aperfeiçoar e até mesmo a consumir uma das bebidas tidas como a mais tipicamente masculina: a cerveja.

E na próxima vez que alguém dizer que você faz algo “como uma mulher”, lembre-se: você faz mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário