Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Não há desculpas para não orar


Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. Tendo-a despedido, 
subiu a um monte para orar. Marcos 6:45-46 NVI

Ao lermos o contexto desses versículos, descobrimos que antes de Jesus despedir a multidão e insistir com os discípulos para que eles fossem à sua frente rumo a Betsaida, aconteceu a primeira multiplicação de pães e peixes. Quando lemos nos evangelhos o relato desse acontecimento, podemos encontrar várias características. 

Jesus tinha planejado ir com seus discípulos para um lugar deserto a fim de descansarem um pouco. Mas as multidões o reconheceram e foram atrás deles. Jesus teve compaixão do povo e começou a ensinar-lhes muitas coisas. Também curou todos os enfermos. O dia estava chegando ao seu fim e os discípulos aconselharam Jesus a despedir a multidão para que pudessem encontrar um lugar para comer, pois onde eles estavam era deserto. Jesus não queria mandar o povo embora com fome, então disse para os discípulos providenciarem comida para eles. André apresentou cinco pães e dois peixes, então Jesus agradeceu e repartiu com todos. A multiplicação foi tão extraordinária que todos ficaram satisfeitos e ainda sobraram doze cestos cheios. 

Quando a multidão acabou de comer, Jesus insistiu com os discípulos para que eles fossem à sua frente em direção à Betsaida, enquanto ele ficaria se despedindo do povo.

Em outra versão diz que Jesus constrangeu seus discípulos a irem adiante dele. Essa palavra constrangeu no grego indica que Jesus pediu para que eles fizessem algo mesmo sendo contra a vontade deles. O que isso significa?

Jesus queria um tempo de oração, um tempo a sós com o Pai. Ele não temeu constranger os discípulos para irem sem ele. Ele sabia que aquele milagre que tinha acabado de ser realizado seria motivo de muita conversa e que os discípulos não desejavam ficar longe dele nesse momento. Mas a prioridade de Jesus naquele instante era orar, ter um tempo sozinho com o Pai. Ainda que para isso ele precisasse constranger os discípulos a irem sem ele, mesmo que eles não quisessem. 

Fico impactada com o posicionamento de Jesus. Ele sabia exatamente do que precisava e qual era sua prioridade naquele momento. Não teve problema algum em pedir aos discípulos para fazerem algo que eles não estavam a fim de fazer. Tudo isso para que Jesus pudesse ficar sozinho e orar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário