Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Estresse e medo

Se você luta contra a preocupação ou se o estresse o domina, então você está em um caminho pelo qual eu já passei. De vez em quando, este caminho ainda reaparece e me convida para trilhar seu corredor sombrio. Porém, agora eu tenho cumprido com uma sólida rotina de exercícios que tem me ajudado a não me deixar ser fisgado pela ansiedade.

A primeira vez que eu lidei com ansiedade aguda e pânico foi durante uma época muito desafiadora a alguns anos atrás, enquanto eu morava no estrangeiro. Estava tentando aprender o idioma, abrir um negócio, ser a luz de Cristo em um lugar que praticamente não tinha presença de igreja ativa e cuidar dos meus filhos gêmeos de 1 ano com minha esposa. Eu sentia como se estivesse caindo lentamente em um vale de trevas. 

Por vários meses, eu tive dores no peito, de cabeça e outros males que serviam como catalizadores do medo e preocupação. Até esse ponto da minha vida, eu nunca tinha vivenciado nada como isso e preocupação nunca fora um problema sério para mim. Sinceramente, eu tinha orgulho de ser uma pessoa corajosa que se arriscava, mas logo passei a ser a pessoa que se entregava aos piores cenários. Estava convencido de que eu tinha algo grave ou que algo terrível iria acontecer com minha família. 

As pessoas perguntariam se minha ansiedade era circunstancial, psicológica ou espiritual. Depois de contemplar essa situação por algum tempo, estou convicto que a pergunta é "sim." Acredito que normalmente há vários fatores que contribuem para a nossa ansiedade. O estresse tem um jeito de fazer as coisas ferverem a tal ponto que até mesmo aqueles que têm uma tolerância alta se tornam suscetíveis ao seu poder. Além disso, assim como limitações físicas ou doenças, alguns de nós podem passar por períodos de desequilíbrio nos elementos químicos do nosso corpo. Somado a isso, ainda temos o nosso inimigo espiritual que é um atacante oportunista, ou seja, ele nos ataca nas nossas áreas de fraqueza e nos piores momentos das nossas vidas.

Neste Plano Bíblico, não vou falar sobre todas as causas da ansiedade nem sobre todas as soluções para essa luta tão comum. Também não pretendo oferecer nenhuma fórmula mágica que, uma vez posta em prática, garantirá uma vida sem preocupações. Mas eu acredito que os princípios aqui contidos oferecerão um caminho de vitória conforme forem adotados e praticados. Eles continuam a me ajudar, à medida que sigo sendo tentado repetidas vezes a escorregar novamente pela ladeira do medo e da ansiedade. Oro para que esses princípios também o ajudem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário