Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Complexo de inferioridade


Não consigo compreender as razões que nos fazem abaixar a cabeça diante de uma pessoa semelhante a nós. Sentir-se inferior a quem quer que seja é o mesmo que jogar fora tudo de bom que temos e aplaudir somente as qualidades do outro, como se fossemos desprovidos de talentos.

Ninguém merece viver uma vida assim: anulando suas qualidades e temendo ser quem o é. Ainda que tenhamos razões para nos trancarmos em nosso mundinho, deveríamos “chutar o pau da barraca” e sair por ai cantando nossos talentos, pois ninguém consegue valorizar aquilo que não conhece. Você tem valor. Só falta as pessoas saberem disso.

Conheço muita gente boa que sofre deste mal. São ótimas para os outros, mas vivem se maltratando. Cuidam de todo mundo, menos de si mesmo. Dizem amar a vida, mas na verdade nem sabem o que é amar. Ainda não descobriram que quem não se ama, não consegue amar nada e nem ninguém. Criaram uma peça de terror, onde seus medos são os artistas principais.

Pessoas complexadas são pessoas infelizes. Muitas até pensam em acabar com a vida, para “acabar” com a dor. Ninguém merece ser sozinho. E o complexo de inferioridade insiste em nos ensinar o contrário. Achamos que o outro não gostará no nosso jeito, condenará nossa maneira de pensar e preferimos esconder nosso rosto a ter que enfrentar os olhares que possivelmente vão nos condenar. Criamos falsas verdades para justificar nossos medos e vamos vivendo uma vida mesquinha, regada a solidão e noites mal dormidas.

Feliz de quem descobre seus complexos e luta para mudar. Fico triste mesmo é em saber que muitos preferem continuar como está, com medo de tentar fazer diferente. E vão sempre colecionando nãos: não dá, não consigo, não vai me ouvir, não gosta de mim, não vai querer sair, não me quer como namorad@, não, não, não....

Agora chega! Pare de sofrer simplesmente pelo medo de desatar as correntes que o prendem a seus complexos. Prefira sofrer por mostrar aos outros quem você é, a ter que agradar a todo mundo e viver uma vida infeliz. Complexos deixam de ser complexos quando são encarados como desafios a serem superados. Quem sofre de complexo de inferioridade está com um “câncer” que precisa sarar, pois seus efeitos são devastadores.

Quero viver para ajudar quem sofre deste mal. Conheço seus maléficos, pois já convivi com muita gente assim. Sei das dificuldades que o complexado encontra para criticar suas idéias negativas, mas também já vi muita gente “desacreditada” mudar de vida radicalmente no momento em que se deixou ser ajudada. Amigos desinibidos são essenciais nesta empreitada. Eles nos “ensinam” como viver e dão apoio quando o mundo insiste em nos olhar de um jeito estranho. E o que era estranho em nós, passa a ser fonte de descobertas.

Um comentário:

  1. Se sentir inferior é uma grande mentira pra si mesmo e se sentir superior é uma doença..

    ResponderExcluir