Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

domingo, 31 de julho de 2016

Que conselho estranho escrito por um homem na prisão !

Que conselho estranho escrito por um homem na prisão ! "Alegrai-vos sempre no Senhor ! Novamente direi, alegrem-se! "

Este é o conselho de Paulo, que é fortemente declarado de uma cela da prisão romana do primeiro século diretamente para seu coração no Século 21 : Suas atitudes internas não têm que refletir as suas circunstâncias externas

Paulo disse isso duas vezes , então eu acho que eu vou dizer também! "Suas atitudes internas não têm que refletir as suas circunstâncias externas ! "

É tão fácil tornar-se desanimado sobre circunstâncias desagradáveis ​​ou ser tentado a levar eventos insignificantes muito a sério. Haverá sempre situações na vida que farão com que você seja infeliz ou improdutivo ou mesmo fraco emocionalmente. Mas nunca deve haver qualquer evento em sua vida que faça com que você pare de se alegrar ! Não deve nunca haver qualquer episódio ou acontecimento que roube a sua alegria.

Isso só é possível quando você está se alegrando "no Senhor" . Não é humanamente possível, mas é realmente possível no Senhor !

Sua alegria é o resultado de um ponto de vista vertical , como se você estivesse  olhando diretamente para o rosto do próprio Deus ! Se você tem uma perspectiva horizontal sobre a sua vida , tanto quanto o olho pode ver, você só vai olhar para um terreno baldio seco e árido da existência. Mas se você pode optar por olhar para o rosto do Pai, você será cativado por seu amor ... Sua paz ... e Sua bondade !

Se você decidir hoje a viver uma vida vertical, em vez de uma existência horizontal, você não terá tempo para reclamar , porque você será consumido pela alegria da Sua presença. Você não será mais incomodado por decepção , porque você estará imerso em um estilo de vida de adoração. A palavra " depressão " será eliminada do seu dicionário e você vai estar dançando em seu destino!

sábado, 30 de julho de 2016

Filipenses é uma das epístolas mais curtas no Novo Testamento

Filipenses é uma das epístolas mais curtas no Novo Testamento e foi escrita por Paulo pela luz obscura de uma janela em uma cela da prisão romana. Certamente um homem no fundo do poço tem o direito de escrever uma carta de reclamação para a gerência! Certamente um homem que foi espancado e ferido por ter escolhido pregar o Evangelho começa a desabafar suas emoções ou contar o seu lado da história, pelo menos uma vez! Nenhum de nós poderia culpar o grande apóstolo Paulo, de escolher ser "real" e compartilhar sua decepção com Deus... com a vida ... e com a mão que tinha sido tratado.

Em vez disso, nesta curta carta escrita a uma igreja obscura que existiu quase 2 milênios atrás, Paulo usa a palavra " alegria " ou " júbilo " nada menos do que 14 vezes! Infelizmente , pensamos que um pontinho de alegria na tela do radar da vida vale um "O" de pé por todos que estão cientes da nossa presença. Nós cansamos nossos braços batendo palmas quando cantamos na igreja , embora tivéssemos tido uma briga miserável com nosso marido no caminho para a igreja.

Uma coisa que certamente podemos aprender com a vida de Paulo, é que as nossas circunstâncias não precisam ser perfeitas para andarmos e falarmos demonstrando a alegria do céu! Hoje, com Paulo , eu escolho a alegria! E você?

sexta-feira, 29 de julho de 2016

"Eu amo ser um doador alegre! "

O rei Davi sabia da importância de dizer para sua alma bendizer ao Senhor ! Sua alma é a terra natal de seus sentimentos, emoções e desejos e, infelizmente nem sempre a sua alma   sente de  bendizer o Senhor. Haverá momentos em sua vida quando a sua alma quer  se lamentar e vai exigir o seu direito de ser ouvida. Nesses momentos , você deve tratar a sua alma como você trata uma criança de 2 anos de idade fora do controle ! Você deve comandar sua alma, como fez Davi, para bendizer o Senhor !

Seu espírito deve ser a parte de seu homem interior que dá as cartas na sua vida. Infelizmente, em nosso século 21, no mundo psico, temos maioria na alma e minoria no espírito . Você nunca seria capaz de andar pela fé e não por vista  se você permitisse que sua alma estivesse no comando. Nossas almas são movidas por nossas circunstâncias, mas os nossos espíritos são guiados pelo Espírito de Deus e pela Palavra de Deus. Não permita que a sua alma seja o patrão do seu espírito, não importa quão alto ela fique !

Sua alma diz coisas lamentáveis ​​como isso :

" A música está muito alta . Vou apenas sentar aqui e criticar. "

"Estou cansado demais para levantar minhas mãos em adoração".

"Eu não posso me dar ao luxo de colocar qualquer coisa na na oferta esta semana. "

" Estou muito cansado para ir ao estudo da Bíblia . Estou com dor de cabeça. Provavelmente é um tumor. "

Quando seu espírito fala , no entanto, soa muito como a Palavra de Deus !

"Eu amo ser um doador alegre! "

"Eu me recuso a me preocupar ... eu vou confiar no Senhor para suprir ! "

"Eu sou tão grato que esta igreja louva com entusiasmo ! "

Flexione seus músculos espirituais e permita que o seu espírito se proteja e controle as respostas de sua alma para a vida.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Pelo que sua alma deseja?

Pelo quê sua alma deseja? Você deseja fazer muito dinheiro? Você deseja terminar com seu marido de uma vez por todas? Você deseja uma noite inteira de sono? Você deseja ter sua própria maneira ou se expressar sem reservas ? O salmista ansiava pelos átrios do Senhor! Davi desejava simplesmente passar o tempo com Deus na beleza de tudo o que foi encontrado na presença de Deus.

Você nunca vai experimentar a alegria que foi destinada para você até você resolver esse problema de seus desejos na vida. Quando finalmente você desejar estar na presença de Deus e fazer a vida pelo caminho Dele e não pelo seu próprio caminho, é nesse momento precioso que você vai receber a alegria Dele. Quando, finalmente, você perceber que sua vida não é sobre você ... mas que é sobre Ele ... então você vai experimentar a rica satisfação da alegria encontrada apenas na presença Dele. Os Anseios mais profundos e mais urgentes da sua alma só irão se deliciar por Ele.

Espero que você tenha experimentado a satisfação incrível que vem de cantar uma canção de louvor a Deus. Da próxima vez que você  se "sentir" explodindo de raiva ... que tal cantar uma canção de adoração em vez disso? Da próxima vez que você se "sentir" com a necessidade de contar o seu lado da história ...  que tal curvar sua cabeça e permitir que as palavras de um hino tragam a paz a sua alma? Da próxima vez que você for criticado pela menina no trabalho ... que tal cantarolar uma canção de adoração enquanto respira?

Reprograme suas respostas de raiva para canção ... de frustração para o adoração ... e de impaciência para louvor . Deus realmente se importa em como nós respondemos a estas questões diárias da vida e eu, como o salmista de há muito tempo, escolherei cantar !

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nunca houve um exército em toda a história

Nunca houve um exército em toda a história tão preparado como o exército de Josafá, na terra de Judá. Eles se concentraram no Senhor! Eles ficaram na casa do Senhor! Eles jejuaram e oraram! Eles adoraram! E eles soltaram um grito de vitória antes da batalha ter começado!

Enquanto o povo sob o governo de Josafá estava cantando e louvando, Deus estava combatendo. Os princípios de Deus nunca mudam e se você vai passar a vida cantando e louvando, Deus lutará por você. Você acredita nisso? Caso sim, você passaria muito menos tempo se preocupando e muito mais tempo adorando! Se você realmente acredita neste princípio do Segundo Livro de Crônicas, você passaria mais tempo louvando e menos tempo fofocando .

Quando seguimos os princípios e os caminhos de Deus encontrados na Bíblia, sempre seremos mais do que vencedores, porque servimos a um Deus que sempre nos conduz em triunfo!

As pessoas nesta nação sitiada passaram 3 dias pegando o despojo e era mais do que podiam carregar. Deus é rico em misericórdia para com aqueles que o invocam em seus momentos mais desesperados da vida. Deus sempre supera as orações e as expectativas de seu povo quando escolhemos adorar, em vez de lamentar .

As pessoas voltaram para Jerusalém com alegria ... eles experimentaram uma grande paz ... e Deus lhes deu repouso de todos os lados . Isso é melhor do que felizes para sempre, não é?!

terça-feira, 26 de julho de 2016

O povo de Judá estava prestes a ser atacado por um inimigo implacável

O povo de Judá estava prestes a ser atacado por um inimigo implacável e enorme. Eles se reuniram na Casa de Deus para orar e buscar a ajuda do Senhor. Sem fôlego, toda a população deste país esperou por uma Palavra de Deus. Será que todos seriam abatidos ? Será que as suas casas seriam queimadas e saqueadas? Será que suas esposas e filhas seriam estupradas?

Quando de repente, o Espírito do Senhor veio sobre Jaaziel, um dos filhos de Asafe.  Jaaziel era o líder de louvor! Sua família tinha liderado a adoração por pelo menos 6 gerações e nessa encruzilhada da história Deus falou a Jaaziel : "Não tenhas medo! Deus está no controle! Você não precisa se ​​preocupar porque Deus lutará por você ! Você só precisa ter fé! "

Estas mesmas palavras ecoam através dos séculos, dos lábios de Jaaziel ao seu coração. Deus está do seu lado e Ele vai lutar por você hoje. O mesmo Deus que abriu o Mar Vermelho está do seu lado! O Deus que matou Golias, pela mão de Davi vai lutar por você! O mesmo Deus que fechou a boca dos leões para Daniel está no comando da sua vida.

E então o que é que o Rei Josafá fez? Ele caiu diante do Senhor e O adorou. Isso soa como um bom conselho para mim ... e para você? Quando você está enfrentando um inimigo que vem contra a sua vida, você pode querer fazer o que este rei terreno fez ... ele caiu sobre o seu rosto diante do Senhor e O adorou. Se isso foi bom o suficiente para Josafá... é bom o suficiente para você. Isto não tem nada a ver com você ser batista ou pentecostal... Luterano ou Carismático... Episcopal ou Cristão Pentecostal! Pretendo passar um tempo a cada dia da minha vida com meu rosto voltado para adoração sincera. É uma posição de poder e vitória! Quando você está lutando uma batalha que é maior do que você, é uma posição estratégica para aqueles que sabem que eles foram criados para superar!

E, finalmente, o que Josafá fez? Ele levantou-se e louvou ao Senhor am voz alta! Estou ouvindo ... você está disposto a adorar com Josafá ? Deixe os louvores tocarem... estamos prestes a ganhar!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Josafá fez duas escolhas muito sábias nesta passagem da Escritura

Josafá fez duas escolhas muito sábias nesta passagem da Escritura . Precisamos observar as escolhas da vida deste jovem governante , para que , também, possamos ganhar todas as batalhas em que o inimigo nos coloca.

Primeiro de tudo, Josafá procurou a ajuda do Senhor! Ele não foi para o seu melhor amigo ... ao google, ou o que a Oprah tinha a dizer sobre isso ... ele não colocou um post no Facebook sobre o que ele estava passando ... ou comprou o New York Times. Josafá foi para o Senhor quando ele estava enfrentando um inimigo e assim deveria ser com você!

Como fazemos isso? Nós vamos para a Palavra de Deus com as nossas batalhas. Se a sua batalha é a depressão, então veja o que a Bíblia tem a dizer sobre a depressão e sobre a alegria. Se você está em uma batalha física com uma doença , procure em uma concordância e , em seguida, leia todos os versículos sobre cura e oração que você possa encontrar. Se você está enfrentando uma enorme dívida, veja o que a Bíblia diz sobre a provisão, e em dar o dízimo.

A segunda opção incrivelmente sábia que o rei Josafá fez foi que ele ficou na Casa do Senhor. Não permita que suas batalhas te levem para fora da igreja ou longe da comunhão com o povo de Deus! Assim, muitos cristãos param de ir à igreja quando estão deprimidos, estressados ou doentes. Você precisa estar na Casa de Deus, a fim de lutar suas batalhas da maneira de Deus!

Se o desejo do seu coração é ser um cristão que é cheio com o poder da alegria de Deus, então você vai modelar sua vida segundo o exemplo de Josafá e vai para a Palavra de Deus para obter as suas respostas. Você também vai, como Josafá, desfrutar da presença de Deus, que é encontrada na Casa de Deus.

domingo, 24 de julho de 2016

Josafá foi um dos bons rapazes de sua geração

Josafá foi um dos bons rapazes de sua geração. Ele foi bem sucedido em reformar seu reino e em prover justiça. Josafá, como um homem de Deus, encorajou as pessoas sob o seu governo a temerem e servirem a Deus de todo coração.  Hummm... gostaria que pudéssemos encontrar um líder como ele hoje!

Josafá estava fazendo a coisa certa e vivendo uma vida de integridade quando...Ele foi pego de surpresa pelo inimigo, que se aproximou de seu país e trouxe a guerra para o seu reino de paz. Que ousadia desses inimigos!

A coragem de seus inimigos também! Todos nós enfrentamos inimigos formidáveis ​​e poderíamos aprender uma lição ou duas do jovem rei Josafá . Josafá voltou sua atenção para buscar ao Senhor. Ele não perdeu um minuto se preocupando ou culpando a Deus. Josafá resolveu que seus olhos se manteriam fixos no Senhor, independentemente de que inimigo estava vindo em direção as fronteiras de Judá .

Se você quiser vencer a batalha da alegria você vai manter seus olhos no Senhor. Você não vai perder tempo se preocupando ou ficando ansioso. Você vai resolver em seu coração que o Senhor vai ter a sua atenção plena e total, independentemente do que está acontecendo em suas circunstâncias.

Então, muitas vezes, quando estamos em uma batalha, tudo o que falamos é sobre a batalha... o câncer... a falta de recursos financeiros... o atrevimento da minha sogra... a rebelião de uma criança. Fale sobre o Senhor quando você estiver em uma batalha! Escolha uma escritura e permaneça nela!

sábado, 23 de julho de 2016

O que é alegria afinal de contas

O que é alegria afinal de contas? Existe uma definição com uma palavra que pode começar a descrever a intensidade dessa palavra simples, milagrosa? Acho que não... mas talvez haja um número infinito de significados encontrados na Palavra de Deus para esta palavra poderosa que faz toda a diferença na vida de um Cristão!

Alegria é a paz que excede o entendimento.

Alegria é a multidão de testemunhas que está torcendo loucamente para você!

Alegria é o conhecimento de que nada pode separá-lo do amor de Deus.

Alegria é andar sobre a água! Basta perguntar a Pedro!

Alegria é transformar água em vinho e alimentar milhares de pessoas com a comida de um menino generoso.

Alegria é ver anjos em uma encosta sobre Belém uma noite estrelada.

Alegria é aproximadamente do tamanho de um grão de mostarda.

Alegria é crianças... de todas as formas e tamanhos... sentadas no joelho de quem elas chamam carinhosamente de "Professor".

Alegria é um bando de porcos correndo na água e se afogando!

Alegria é uma moça virgem dizendo a um anjo, "Faça-se em mim segundo a tua palavra".

Alegria é um bebê quando você tem 90 anos de idade!

Alegria é uma fonte e um caminho no deserto.

Alegria é a Sua presença milagrosa e insaciável na minha vida.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

A cruz era dor

Jesus passou por provações e circunstâncias difíceis  enquanto ele estava vivendo na Terra como um homem. A cruz era mais do que um teste e maior do que um inconveniente. A cruz era dor! Era sofrimento ! Foi a maior agonia conhecida por toda a humanidade. Como Jesus poderia suportar a cruz e o tormento da dor física que foi imposta a Ele ?

Ele suportou a cruz, embora Ele desprezasse a dor, por causa da alegria que foi colocada em frente Dele. Qual foi a alegria que Jesus viu quando Ele estava na cruz? Qual foi a alegria extraordinária onde Ele manteve o foco quando a dor era quase demais para suportar? A alegria que deu a Jesus a força para continuar era você ... e era eu. Somos Sua alegria e Ele é a nossa alegria !

Jesus sabia que Ele tinha que morrer para que pudéssemos viver ... isso era pura alegria para Ele! Jesus sabia que Ele tinha de ser pregado na cruz , para que pudéssemos ser libertos da dor, dos vícios e da depressão ... isso era uma alegria indescritível para Ele! Jesus sabia que Seu corpo tinha de suportar a dor de uma morte horrível para que pudéssemos ser curados ... e Ele considerou isso como alegria pura!

Jesus gostou do que Ele teve que passar ? Não ... A Bíblia nos diz que Ele desprezou isso... mas Ele o fez porque Ele te chamou de "alegria". Podemos ter alegria , porque temos a Ele !

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Como é que uma pessoa pode ter alegria

Como é que uma pessoa pode ter alegria ao passar por uma tragédia ou por uma prova? Isso soa espiritual demais pra ser posto em prática. E por acaso quem o Espírito Santo pensa que nós somos? Talvez uma versão da Madre Teresa de Calcutá misturada com Pollyanna Moça e Mary Poppins?!

A escolha de ser um cristão cheio de alegria apesar de dores e problemas humanos inimagináveis, parece ser inalcançável para  a maioria das pessoas... e impossível para outras. Como pode alguém de boa consciência dizer que provas são motivos de alegria?! Porque... isso é claramente um absurdo! No mínimo incompreensível... a não ser, é claro, que você já conheça a Jesus. Daí, ter alegria em meio a decepções se torna uma realidade alcançável e uma possibilidade genuína!

A verdade é a seguinte: nós temos a capacidade de sermos alegres apesar de traumas ou tragédias porque nada pode nos separar da Sua presença. E é em Sua presença onde sempre encontramos alegria abundante. Nem a morte, nem a doença são capazes de nos negar a força e o consolo que a Sua presença traz. Derrota financeira, dificuldade nos relacionamentos, e até mesmo corações feridos não tem o poder de remover os filhos de Deus do Seu amor e do seu cuidado terno de Pai. Um divórcio não proíbe acesso ao Seu amor e crianças rebeldes não podem bloquear acesso a tudo o que Deus é e a tudo o que Ele tem.       

Nós devemos escolher permanecermos alegres ao enfrentarmos situações em que a alegria no mundo natural seria o nosso último recurso. Quando ficamos com raiva de alguém... desapontados com a vida... cheios de dor e mágoa... atormentados pela depressão... Tiago nos mostra uma alternativa saudável: ALEGRIA!

As circunstâncias desse mundo podem roubar a nossa felicidade mas nunca a nossa alegria! Então, da próxima vez que você passar por uma prova, não acolha a depressão, ao invés, comece a numerar todas as razões pelas quais você pode ser um cristão cheio e repleto de alegria!

Alegria é o teste que determina se você realmente está decido a permanecer na presença de Deus ou não.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

A alegria do Senhor é a sua força

A alegria do Senhor é a sua força e o diabo sabe que se ele conseguir roubar a sua força, ele te transformará em um cristão fraco, murmurador e ineficaz.

Você sabia que o diabo não está atrás da sua saúde? Você já se deu conta de que que ele não liga pro seu casamento e nem para as suas finanças? Além disso, seus filhos não significam nada pra ele! O que o diabo quer é a sua alegria e ele a rouba atacando a sua saúde, o seu casamento, as suas finanças e os seus filhos.

Satanás sabe que ele não pode roubar a sua salvação ou o perdão que Jesus deu a você. Então, o que ele tenta fazer é usar suas mãos gananciosas para roubar as comodidades mais valiosas que você tem. O diabo é implacável e ele não vai parar de mentir pra você até que ele consiga te enganar e roubar a sua alegria.

Hoje, eu quero te desafiar a ficar frente a frente com o seu acusador e declarar o seguinte diante de sua cara feia, "Satanás... você não pode!!! Você não conseguirá!!! Você nunca conseguirá arrancar essa alegria de dentro de mim!"

Quando você escolhe desafiar o inimigo armado com a alegria que Jesus morreu pra te dar, você se tornará uma força poderosa nesse mundo. Deus usa cristãos alegres e corajosos o suficiente para manter a alegria apesar de suas circunstâncias.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Eternidade com Deus

Quando pensamos sobre a cruz do Calvário, sabemos que Jesus morreu para nos perdoar dos nossos pecados. Sabemos, sem sombra de dúvida, que Jesus morreu por todas as escolhas erradas que iríamos fazer. Nós humildemente aceitamos o fato de que a cruz era necessária para nós semos perdoados e vivermos eternamente com Deus.

Se fosse esse o único objetivo do Calvário, teria sido o suficiente. Teria sido mais do que suficiente ! Eternidade com perdão é o maior presente já dado no curso da história humana. No entanto, o Calvário fez muito mais do que isso. Jesus foi para a cruz para que você deixasse de ser uma vítima de depressão e tristeza. Jesus morreu para que você pudesse experimentar a Sua alegria enquanto vive no meio da zona de guerra que é o planeta Terra.

Quando Jesus estava pendurado na cruz, Ele foi pendurado ali não só para a sua salvação, mas também para sua alegria. Se eu fosse você, eu não me contentaria com nada menos do que a alegria! Você deve isso a si mesmo... para a sua família... para o seu bairro... para a sua igreja... e para Jesus, andar na alegria que Ele morreu para te dar!

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Vencendo a depressao

Eu não sou um médico, mas eu tenho uma receita para você!

Se você está lutando contra a depressão ou tristeza, ligue o som três vezes ao dia e comece louvar e adorar através da  música. Você pode levantar as mãos em adoração ou simplesmente sentar-se calmamente e aproveitar a paz que brota da Sua presença. Para os mais corajosos, deixe-me encorajá-lo a juntar-se a Davi e até mesmo dançar diante do Senhor! Leve cerca de 5-10 minutos a cada manhã, tarde ou noite e cante junto com o CD em adoração sincera.

Se uma receita espiritual não for o suficiente para você, tente esta: abra sua Bíblia três vezes ao dia e leia um versículo ou dois. Se você estiver no meio da tristeza, basta começar no início do Livro de Salmos e ler de 3-5 versículos de cada vez. Que as palavras do salmista penetrem sobre sua alma e demonstrem seu poder de cura em sua vida.

Passe alguns minutos em oração, três vezes ao dia, orando por alguém. Mantenha um diário de oração e anote as necessidades e pedidos de outras pessoas. Quando você oferece orações por alguém, bênçãos e força retornam sobre a sua vida.

E, finalmente, uma vez por semana passe algum tempo servindo alguém. Sirva de babá para uma jovem mãe que precisa de uma pausa mental. Convide uma viúva para um café e escute-a. Ofereça-se para preparar uma refeição para alguém que não está se sentindo bem. Nunca subestime o poder da bondade. A bondade é a irmã gêmea da alegria ... você não pode ter uma sem a outra!

domingo, 17 de julho de 2016

Andar com Jesus

A alegria não é uma resposta natural à vida, mas é uma resposta sobrenatural à vida. É por isso que é um fruto do Espírito e não da sua personalidade. Alegria não é uma reação instintiva às suas circunstâncias, mas é um momento milagroso, em um mundo escuro e que está morrendo, quando Sua presença é revelada através de sua vida. A alegria que você experimenta e demonstra, nasce à partir de um relacionamento com Ele.

Você não foi feito para a depressão ou para demonstrar um espírito crítico. Você não foi feito para fofocas ou amargura. Você não foi feito para dar ao seu marido o tratamento do silêncio, para criar atrito na igreja ou para gritar de raiva com seus filhos. Você foi feito para alegria!

O que aconteceria se em vez de colocar gasolina no tanque do meu carro eu decidisse economizar um pouco de dinheiro e enchesse o tanque de gasolina com areia? Não somente eu nunca chegaria ao meu destino, mas como também iria estragar o carro! Esta é também uma imagem muito triste do que acontece quando os cristãos tentam viver as suas vidas em depressão, raiva ou amargura. Você nunca vai chegar ao seu destino na vida.

Você foi concebido para ser uma cristão frutífero! Você nunca dará o fruto que foi projetado para dar a menos que você ande com Jesus. Todos os dias ... durante todo o dia apenas reflita em quem Ele é e em tudo o que Ele tem feito para você. Fertilize sua vida com a Palavra de Deus, com a adoração e com a oração. A medida em que Jesus ocupa todo o seu ser é a medida em que você produzirá alegria!

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Como ser feliz


‘Vou ser feliz quando me casar e tiver filhos.’

‘Vou ser feliz quando tiver minha própria casa.’

‘Vou ser feliz quando conseguir aquele emprego.’

‘Vou ser feliz quando . . .’

JÁ PENSOU assim alguma vez? Mas quando conseguiu o que tanto queria, quanto tempo sua felicidade durou? É claro que alcançar um objetivo pode deixar você feliz, mas essa felicidade pode ser passageira. Uma felicidade que dura não é baseada somente no que você conquista ou adquire. Assim como a boa saúde, a verdadeira felicidade depende de uma série de fatores.

Como não existem duas pessoas iguais, o que faz você feliz não necessariamente faz outra pessoa feliz. Além disso, as pessoas mudam à medida que ficam mais velhas. Mesmo assim, ao que tudo indica, algumas coisas estão mais frequentemente associadas à felicidade. Por exemplo, a verdadeira felicidade está relacionada a encontrar contentamento, evitar a inveja, cultivar amor pelos outros e desenvolver resiliência mental e emocional. Veja por quê.

 1. ENCONTRE CONTENTAMENTO

Um sábio estudioso da natureza humana comentou: “O dinheiro é para proteção.” Mas ele também disse: “O mero amante da prata não se fartará de prata, nem o amante da opulência [ou riqueza], da renda. Também isto é vaidade.” (Eclesiastes 5:10; 7:12) O que ele quis dizer? Embora o dinheiro seja necessário para a sobrevivência, é preciso evitar a ganância, que é insaciável! Esse escritor, o Rei Salomão do antigo Israel, quis descobrir se uma vida de luxo e riquezas traria verdadeira felicidade. Ele fez tudo que tinha vontade e chegou a escrever: “Não neguei ao meu coração nenhuma espécie de alegria.” — Eclesiastes 1:13; 2:10.

Depois de ter acumulado muita riqueza, Salomão construiu mansões suntuosas, belos parques e lagoas e adquiriu muitos servos — ele conseguiu tudo que queria. O que ele descobriu? Ele percebeu que, apesar de ter conseguido certo grau de felicidade, ela não durava muito. Concluiu que “tudo era vaidade” e que “não havia nada de vantagem [ou de real valor]”. Ele chegou a odiar esse tipo de vida. (Eclesiastes 2:11, 17, 18) Salomão aprendeu que, no fim das contas, quem vive para agradar a si mesmo acaba se sentindo vazio e insatisfeito. *

Será que as pesquisas atuais estão de acordo com essas palavras sábias do passado? Um artigo publicado no Journal of Happiness Studies observou que, “quando as necessidades básicas de uma pessoa são atendidas, uma renda adicional tem pouca influência sobre seu bem-estar”. Pesquisas mostram que um estilo de vida cada vez mais consumista pode minar a felicidade, especialmente quando se abre mão de valores morais e espirituais.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Vossa maneira de viver esteja livre do amor ao dinheiro, ao passo que estais contentes com as coisas atuais.”— Hebreus 13:5.

2. EVITE A INVEJA

A inveja é definida como “desgosto e ódio provocados pelo sucesso ou pelas posses de outra pessoa” e “desejo intenso de possuir os bens de alguém ou de usufruir sua felicidade”. Assim como um tumor maligno, a inveja pode crescer a ponto de dominar a vida de uma pessoa e de acabar com a felicidade dela. O que leva alguém a ter inveja? Como você pode saber se tem essa característica? O que fazer para combatê-la?

Enciclopédia de Psicologia Social (em inglês) observa que as pessoas costumam invejar as que têm uma situação parecida com a delas, como as que têm a mesma idade, experiência de vida ou cultura. Um vendedor, por exemplo, talvez não sinta inveja de um ator de cinema famoso, mas sim de outro vendedor mais bem-sucedido que ele.

Para ilustrar: alguns oficiais da corte da antiga Pérsia tinham inveja, não do rei, mas de outro oficial da corte, o sábio Daniel. Esses homens estavam tão infelizes  com a presença de Daniel que chegaram a tramar a morte dele. Mas essa trama falhou. (Daniel 6:1-24) A enciclopédia já mencionada diz: “É importante reconhecer a natureza hostil da inveja, pois isso explica por que a inveja está relacionada a tantos casos históricos de agressão.” *

A inveja pode envenenar a capacidade de uma pessoa de apreciar as boas coisas da vida

Como você pode saber se tem inveja? Pergunte-se: “Quando um dos meus colegas é bem-sucedido em alguma coisa, fico feliz ou frustrado? Se meu irmão, um colega de escola talentoso ou um colega de trabalho não se sai bem em algo, lamento ou comemoro?” Se você respondeu “fico frustrado” e “comemoro”, é bem provável que esteja alimentando a inveja. (Gênesis 26:12-14) De acordo com a Enciclopédia de Psicologia Social,“a inveja pode envenenar a capacidade de uma pessoa apreciar as boas coisas da vida e apagar o sentimento de gratidão por tudo de bom que acontece. . . . Atitudes assim dificilmente contribuem para a felicidade”.

Você pode combater a inveja por cultivar genuína humildade e modéstia. Isso vai ajudá-lo a apreciar e valorizar as habilidades e qualidades de outros. A Bíblia diz: ‘Não faça nada por briga ou por egotismo, mas, com humildade mental, considere os outros superiores.’ — Filipenses 2:3.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Não fiquemos egotistas, atiçando competição entre uns e outros, invejando-nos uns aos outros.” — Gálatas 5:26.

3. CULTIVE AMOR PELAS PESSOAS

Segundo o livro Social Psychology (Psicologia Social), dar-se bem com outros “contribui mais para uma pessoa se sentir satisfeita com a vida do que o trabalho, a renda, o lugar onde vive ou até mesmo a saúde física”. Resumindo, a pessoa precisa amar e ser amada para ser realmente feliz. “Se eu . . . não tiver amor, nada sou”, disse um escritor bíblico. — 1 Coríntios 13:2.

Todos têm a capacidade de cultivar amor. Por exemplo, Vanessa tinha um pai violento e alcoólatra. Aos 14 anos, ela fugiu de casa e passou um tempo em lares adotivos temporários e num abrigo bem ruim. Nesse abrigo, ela se lembra de ter implorado a ajuda de Deus. Daí, talvez como resposta às suas orações, ela foi entregue aos cuidados de uma família que seguia o princípio bíblico de que o amor é paciente e bondoso. (1 Coríntios 13:4) Aquele ambiente e o que ela aprendia ao estudar a Bíblia foram ajudando Vanessa a se recuperar emocionalmente e a melhorar seu aprendizado. Ela diz: “Na escola, minhas notas, que eram de ruins a péssimas, passaram a ser de boas a ótimas.”

Apesar de ainda ter cicatrizes emocionais, Vanessa tem um casamento feliz e é mãe de duas meninas.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Revesti-vos de amor, pois é o perfeito vínculo de união.” — Colossenses 3:14.

 4. DESENVOLVA RESILIÊNCIA

Todos têm problemas. A própria Bíblia diz que há um “tempo para chorar” e um “tempo para lamentar”. (Eclesiastes 3:4) Por isso, é preciso desenvolver resiliência, ou seja, a capacidade de lidar com os problemas de forma positiva e dar a volta por cima. Carol e Mildred são exemplos disso.

Carol tem uma doença degenerativa da coluna, diabetes, apneia do sono e degeneração macular, que a deixou cega do olho esquerdo. Ainda assim, ela diz: “Tento não ficar desanimada por muito tempo. Às vezes, eu me permito sentir pena de mim mesma. Mas, depois, paro de pensar só em mim e agradeço a Deus pelo que ainda consigo fazer, especialmente para outras pessoas.”

Mildred também tem vários problemas de saúde, como artrite, câncer de mama e diabetes. Mas, assim como Carol, ela tenta não se concentrar nisso. Ela conta: “Aprendi a demonstrar amor pelos outros e a consolar os que estão doentes, e isso também me ajuda. Na verdade, descobri que, enquanto estou consolando outros, não fico me preocupando comigo mesma.”


Embora Carol e Mildred procurem receber bons cuidados médicos, a saúde física não é sua principal preocupação. Elas preferem manter uma atitude correta diante das situações e usar bem o tempo. Por isso, sentem uma alegria que ninguém pode tirar delas. Além disso, elas são muito amadas por outros e são fonte de inspiração para os que passam por diversos problemas.

PRINCÍPIO BÍBLICO: “Feliz o homem que estiver perseverando em provação, porque, ao ser aprovado, receberá a coroa da vida.” — Tiago 1:12.

Quando aplicada, a sabedoria bíblica é “árvore de vida para os que a agarram”, e os que fizerem isso serão pessoas felizes. (Provérbios 3:13-18) Descubra por si mesmo a verdade dessas palavras por fazer uso da sabedoria registrada na Bíblia. Afinal, o Autor desse livro sagrado, que é chamado de o “Deus feliz”, quer que você também seja feliz. — 1 Timóteo 1:11.

Procure encarar os erros da maneira correta

Pessoas resilientes também cometem erros, mas não ficam remoendo pensamentos negativos, como ‘Sou um fracasso’ ou ‘Eu não presto para nada’. A Bíblia diz que estar abatido ou desanimado “resseca os ossos”, ou seja, suga as energias da pessoa. (Provérbios 17:22) O livro O Poder da Resiliência (em inglês) afirma que, para ser uma pessoa resiliente, “você precisa reconhecer que erros e fracassos fazem parte da vida . . . Mas é você que escolhe como vai reagir a eles.”

“Mostrai-vos gratos”

Esse conselho sábio está registrado emColossenses 3:15. Pesquisas indicam que meditar nos aspectos positivos da vida e mostrar gratidão a alguém que foi bondoso com você podem ajudá-lo a ter uma maior sensação de bem-estar.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

O nascimento de Jesus

Os pastores estavam reunidos no frio e na escuridão de uma noite em Belém em volta de uma fogueira que emitia pequenos jatos de luz e um ocasional sopro de ar quente.
Os pastores eram iletrados, membros humildes de uma sociedade com mente suja e baba de ovelhas entre seus dedos dos pés.
Pastores que nunca tiveram qualquer esperança de progresso... nenhuma esperança de possuir sua própria terra... nenhuma esperança de subir na vida. O mundo fútil deles nunca mudou... apenas uma noite após outra de ovelhas berrando e o constrangimento de piadas de mau gosto em torno de uma fogueira arcaica. O mundo deles era centrado em inquietudes, queixas, desobediencia e ovelhas infestadas de piolhos. E você acha que a sua vida é ruim?!
Uma dessas noites em que tremiam e tentavam ficar acordados, o céu explodiu em seu mundo pequeno, escuro. O canto dos anjos entrou na zona de guerra da terra e proclamou a alegria do céu na sua escura e fria existência. Estrelas caíam em cores raras e gloriosas enquanto o céu se abriu, e um coro angelical gloriosamente cantou uma poderosa sinfonia que ainda pode ser ouvida até hoje.
"Pois eis que vos trago boas novas de grande alegria, que são para todo o povo!"
Jesus entrou em nosso mundo com alegria e ainda é o Seu presente para você hoje. Sua presença em sua vida faz a escuridão milagrosamente desaparecer e dá luz a esperança.
A primeira palavra usada para descrever o nascimento de Jesus foi a palavra "alegria"! Eu acredito que deve ser a primeira palavra usada para descrever você também. Alegria é a marca de nascença de um cristão e ela deve se infiltrar por todos os poros do seu corpo emocional e espiritual . Você foi marcado para a vida com a alegria dos céus e agora é a sua vez de cantar a canção dos anjos!
Sua vida está em carregar a presença de Cristo em nosso mundo sem esperança, escuro e frio. Maria foi a primeira a carregar o menino Jesus, para que, nós também possamos ser portadores do DNA divino. No DNA de Deus está escrito "A-L-E-G-R-I-A" e o mundo escuro e frio em que você vive está precisando dele!

quarta-feira, 13 de julho de 2016

10 ATITUDES QUE PODEM ESTAR TE IMPEDINDO DE SER FELIZ

Felicidade é um termo muito abrangente e subjetivo e, muitas vezes, difícil de ser explicado.

Os motivos pelos quais uma pessoa é feliz ou infeliz são relativos, mas eu acredito que muitos deles venham das conquistas, realizações pessoais e da satisfação com a própria vida ou da falta de tudo isso.

Acho que todo mundo conhece alguém que está sempre insatisfeito, reclamando e infeliz, não é?

Depois de um tempo estudando sobre felicidade e observando pessoas que estão sempre reclamando da vida ou deprimidas – não considerando aquelas que muitas vezes têm razões legítimas para isso – eu identifiquei algumas caraterísticas comuns entre a maioria delas.

As pessoas infelizes geralmente:

1. Não assumem o controle da própria vida.

Uma frase que traduz isso é a famosa “eu não tenho escolha” como justificativa para tudo aquilo que faz a vida dessas pessoas infeliz, seja um trabalho que elas odeiam, um relacionamento falido ou filhos para sustentar.

O que elas muitas vezes não entendem é quenão ter escolha é uma escolha. Aturar o chefe mala e chorar todos os dias antes de ir para o trabalho é uma escolha. Elas estão escolhendo ter o dinheiro, estabilidade ou qualquer outra coisa que esse trabalho proporciona em detrimento da sua possível liberdade ou de uma nova carreira.

Continuar em um relacionamento falido por causa do apartamento, das dívidas ou dos filhos é uma escolha, assim como abrir mão das próprias vontades para dar o melhor a eles também é. Quando elas fazem isso, estão escolhendo não lidar com as consequências que uma mudança pode trazer, como ter de cair o padrão de vida ou lidar com o fato de que podem perder o contato com os filhos depois de um eventual divórcio, por exemplo.

Se você não tem coragem de mudar aquilo que faz com que a sua vida não seja do jeito que você quer, apenas aceite que você fez uma escolha e tente ser feliz com ela. Tente olhar para o lado positivo daquela situação que você se encontra, como ter o sossego da estabilidade financeira quando se tem um emprego.

Não estou falando em pensar positivo ou ser falsamente otimista, mas em ser verdadeiramente grato pelo benefício que toda escolha (por pior que seja) também proporciona.

2. Desistem antes mesmo de tentar.

As pessoas que se consideram infelizes geralmente assumem que elas não sabem ou não conseguem fazer algo, muitas vezes sem tentar ou depois de ter falhado uma única vez.

São aquelas que simplesmente aceitam o fato de não serem boas com números ou trabalhos manuais, de não saberem cozinhar ou de que nem adianta pensar em abrir um negócio X ou Y porque já existem outras pessoas bem sucedidas naquelas áreas e não tem mais espaço para elas.

Uma coisa é não querer aprender ou fazer algo porque você não gosta, até aí, tudo bem. O problema é que muitas vezes elas não querem (ou não conseguem) assumir isso e ficam criando barreiras e desculpas que justifiquem o fato de elas não terem motivação sequer para tentar.

Perfeição e talento vem da prática. Se existe algo que você gosta e quer muito fazer, faça! Faça isso todos os dias. É a única maneira de saber se vai dar certo ou não. Inventar desculpas antes de tentar é exatamente o que te afasta do sucesso.

3. Se comparam excessivamente com outras pessoas.

Uma das coisas que mais faz o ser humano infeliz, na minha opinião, é se comparar com os outros. Quando você se compara com alguém, você deixa de olhar para fatores, nem sempre óbvios, que colocaram aquela pessoa com quem você se compara no lugar onde ela está.

Por mais que você ache que o sucesso, a beleza ou seja lá o que for, tenha vindo de forma fácil, você não estava na pele dela para saber e não tem o direito de julgar.

É preciso entender que cada um é merecedor do que tem, seja para o bem ou para o mau, mesmo que você não consiga enxergar o motivo.

4. Não lidam bem com adversidades.

Uma das descobertas mais interessantes dessa minha pesquisa sobre felicidade foi queas pessoas mais felizes são aquelas que sabem como lidar com as adversidades da vida.

É impossível viver uma vida toda evitando problemas ou coisas negativas que possam nos acontecer. O que algumas pessoas não entendem é que tentar jogar para baixo do tapete ou fingir que não está acontecendo também não vai fazer com que elas sejam mais felizes.

Tudo o que nos acontece é sim uma oportunidade para aprendermos. Não adianta achar que a vida é injusta ou tentar encontrar culpados em vez de entender o porquê estamos passando por aquela situação tão desagradável e o que podemos fazer para que aquilo não se repita ou não nos abale tanto.

Ser feliz não significa nunca chorar ou não ter problemas e sim, não se deixar abater e acreditar que amanhã é sempre um novo dia e uma oportunidade para fazer melhor.

5. Não tem um objetivo de vida.

Elas podem ter sonhos, mas esses raramente são transformados em um objetivo claro e concreto e, por isso, acabam quase nunca sendo realizados.

As pessoas sem um objetivo vivem como se estivessem em um barco à deriva. Por mais que passem o dia todo navegando pelo mar, não chegam a lugar algum ou, quando chegam, não é onde queriam estar.

São os nossos objetivos que determinam a forma com que usamos o nosso tempo e se as nossas escolhas estão nos levando para perto dele ou não. Cada dia vivido sem um objetivo é um dia desperdiçado.

Se você se sente perdido e sem propósito, comece com coisas pequenas. Escolha um objetivo de curto prazo e faça de tudo para alcança-lo. Quando você consegue conquistar algo, isso te motiva e faz você querer perseguir novos objetivos! Quem sabe no meio dessas pequenas conquistas você não encontra o propósito da sua vida?

6. Vivem em estado de inércia.

A inércia também é uma consequência da falta de objetivo. Quem não sabe para onde ir, geralmente não sai do lugar. De novo, não adianta ter grandes sonhos e fé seja lá no que for, mas não levantar a bunda do sofá para fazer com que as coisas aconteçam.

Quem está sempre esperando acaba frustrado, já que as melhores coisas da vida acontecem para aqueles que não esperam e sim, vão atrás do que querem.

Não adianta você sonhar em viajar o mundo, ter a sua casa própria ou o emprego dos sonhos se absolutamente nada do que você faz na sua vida te levam em direção a isso.

7. Não entendem o valor do tempo.

Quem não tem objetivos claros e vive em inércia, geralmente não entende a importância do tempo.

Vamos lá, e se a gente começar a pensar no tempo dessa forma: para cada dia que alguém que não está satisfeito com a própria vida não faz nada para mudar essa situação, uma quantia de dinheiro deveria ser debitada da sua conta corrente, mesmo que ela não tivesse. Aposta quanto que ia ter muita gente desesperada por aí?

Por que o mesmo não acontece quando perdemos nosso tempo? O dinheiro sempre pode ser ganho novamente, o tempo perdido nunca mais poderá ser reposto, mas algumas pessoas ainda não se deram conta de que ele é o bem mais precioso que temos.

O tempo desperdiçado com coisas inúteis nos traz um prejuízo muito maior do que qualquer conta negativa.

8. São procrastinadores.

Essa é outra característica de quem não valoriza o tempo. Essas pessoas olham para a vida como se ela fosse inesgotável. Elas não entenderam que começamos a morrer no dia que nascemos e cada dia que temos de vida é um presente, pois não sabemos quantos mais vamos ter.

Pense que tudo aquilo que você deixa para amanhã, pode nunca mais ser feito. A morte do meu pai aos 51 anos me ensinou isso e, hoje, eu posso dizer que esse triste episódio salvou muitos anos da minha vida. Foi por causa dele que eu passei a viver cada dia como se fosse o último e eu realmente acho que você deveria fazer o mesmo.

9. São apáticos.

Quando pensamos em pessoas apáticas nos vem à cabeça quem não tem opinião sobre as coisas ou quem não está nem aí para nada. Mas, apáticos, também são aqueles que não querem abrir a sua cabeça ao novo, que enxergam as coisas de uma forma e acham que essa é a correta e são resistentes a qualquer tipo de mudança.

São pessoas que, mesmo sendo intelectualmente capazes, não se interessam em aprender nada que não esteja relacionado ao mínimo aceitável. Não leem e não fazem questão alguma de parecerem engajadas com nada. Mesmo em um mundo cheio de maravilhas, curiosidades e novidades aparecendo a cada minuto, elas encontram um jeito de se sentirem entediadas o tempo todo.

10. São impacientes.

Por último, as pessoas infelizes tem grandes expectativas em relação a vida, mas fazem muito pouco para conseguirem o que tanto desejam. Elas sonham, mas não tem ambição. Elas querem o que o mundo tem de melhor, mas não entendem que nada acontece sem esforço, muito trabalho, persistência epaciência.

Estão sempre procurando um caminho mais rápido ou fácil já que não tem paciência para insistir naquilo que querem. É por isso que acabam frustradas e geralmente acham que talvez elas não tenham nascido para serem felizes.

As pessoas com essas características geralmente tentem a pensar que aqueles que são felizes, vivem uma vida incrível ou fazem coisas admiráveis são pessoas especiais ou extraordinárias.

A grande verdade é que a felicidade é uma decisão e deve ser tomada por todos nós diariamente. Ela é o resultado de um conjunto de pequenas coisas que, somadas, fazem com que tenhamos uma vida melhor e mais completa.

Como eu sempre digo, a sua felicidade é você que faz!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Experimentando a renovação

Ser uma nova criatura em Cristo significa que você foi renovado. O velho pecador que você era se foi como resultado de completa renovação através de Cristo. Na verdade, a palavra renovar pode ser definida como "transformando-se em algo novo e diferente, algo melhor." Isso realmente resume o que a renovação em Cristo significa, que fomos transformados em algo melhor. Para alguns de nós, pode ter sido uma grande luta remover o velho eu pecaminoso e renovar totalmente nossas vidas. Pode continuar a ser uma luta, mas saiba o seguinte: se você permanecer firme em seu relacionamento com Deus, Ele vai trabalhar continuamente em sua vida para te renovar e te livrar das manchas do pecado que podem continuamente assolar você.

domingo, 10 de julho de 2016

Paulo


Jesus causou uma transformação na vida de Paulo, que passou de perseguidor da Igreja a mártir da fé. Por isso, vamos tentar aprender com ele as lições que suas marcas de transformação têm a nos ensinar. 

Quando Deus nos transforma, as pessoas precisam de tempo e de atitudes nossas para que creiam em nossa transformação. No início de sua jornada como uma pessoa transformada por Cristo, Paulo sempre foi visto como um perseguidor dos cristãos, pois até Ananias e os apóstolos tiveram dificuldade em crer. Todas as pessoas que conhecem alguém que foi transformado por Jesus precisam de tempo para que possam confiar nele. Para que possam esquecer o velho homem necessitam que novas atitudes mostrem a maturidade espiritual em sua vida.

Nossas maiores virtudes podem se tornar em nossos maiores defeitos. Precisamos aprender com Paulo que ousadia, foco na missão sem o tempero da graça e do amor de Jesus se tornam em obstáculos à missão. Tornaram-se como tratores que ao construírem algo, deixam a sua marca de destruição por onde passaram. Agora com o tempero da graça, essa mudança aparece naturalmente. 

Com o passar do tempo, Paulo foi compreendendo que a força de convencimento de suas mensagens não vinha de seu conhecimento humano, mas por meio do poder de Deus que se manifestava poderosamente no coração das pessoas. Ele entendeu que precisava da visão de Deus, e suas ações deveriam ser condizentes com o conhecimento da Palavra e do enchimento, da ousadia e do poder do Espírito Santo. 

Quando você esta focado na missão dada por Deus, o inimigo do Senhor tentará entulhar a sua vida com tantas coisas para que perca o foco da sua real missão. Nesta hora, você tem que aprender a dizer não ou até a rever as suas reais motivações. Se perder o foco certamente perderá o impacto e o alcance projetado por Deus.

sábado, 9 de julho de 2016

Estevão 3 parte

Mesmo durante sua execução, Estevão orou por aqueles que o feriam. Então, a Palavra de Deus nos mostra como nos mantermos vivos na fé, crentes no Senhor, apesar dos sofrimentos e/ou problemas que podemos estar passando.

Se eu não conseguir amar a Deus incondicionalmente, não conseguirei amar ao meu próximo da mesma maneira. Muitas vezes temos a dúvida se DEUS nos ama de verdade, aparecendo muitas perguntas sobre isto, às vezes fica difícil amar a Deus, pois ficamos decepcionados por problemas ou situações que passamos. 

Em algumas situações, é difícil admitirmos que estamos magoados com Deus, fingindo que está tudo bem, mas não está. Ao mesmo tempo em que vemos as coisas grandiosas de Deus, ficamos sem vontade de estar com o Senhor. Todo o sofrimento que nós passamos, entra com um propósito para a nossa salvação eterna. Tudo faz parte de um grande projeto de Deus nesta vida.

Devemos entender e seguir o exemplo do coração de Estevão, conforme comparamos com outros versículos na palavra de Deus. O desafio é buscar o entendimento que Estevão tinha. A primeira resposta que vou encontrar é “CREIA no Todo Poderoso, no amor dEle, nos propósitos dele”. 

Apesar das tribulações, teremos a graça premiadora, os galardões que receberemos serão para toda a eternidade. Hoje, o Senhor nos convida a amá-lo sobre todas as coisas, com todo o seu entendimento, com todo o seu ser. Simplesmente porque Ele é Deus.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Estevão 2 parte

Estevão continua a nos ensinar como ser um cristão que faz diferença nesta terra. Um cristão que posso e devo imitar, por ser ele cheio de graça, que se traduz como um favor não merecido, mas por vezes a Bíblia traz no sentido de carisma, uma capacitação para realizar a obra de Deus. Essa era a realidade na vida desse homem de Deus. Os dons do Espírito Santo eram manifestos na vida de Estevão como uma fé prática que se revelava nos carismas e na graça divina que, através de sua vida, impactavam a vida de outras pessoas. Para que os carismas de Deus se manifestem na tua vida você precisa buscar ser cheio do Espírito Santo para servir ao Senhor.

Estar revestido e então a graça capacitadora do Senhor se derramará sobre você para o serviço do Reino e transformação de vidas. Ter dependência total do Espírito Santo para o serviço cristão, mesmo quando as coisas parecem não ir bem, dobre ainda mais os seus joelhos e dependa ainda mais dele, e Ele se derramará sobre você.

Estevão era um homem cheio de poder. Por sua vida, milagres de Deus aconteciam. Vidas eram transformadas, pessoas curadas, demônios eram expulsos e orações eram respondidas. Viver na dimensão do poder de Deus não é algo restrito aos apóstolos, mas é parte normal da vida cristã. Deus tem prazer em derramar do Seu poder sobre todos os que o buscam. 

Também era cheio de sabedoria, não humana, mas espiritual. Sabedoria para falar das coisas do Senhor. Precisamos de homens e mulheres com sabedoria do alto para serem referência do povo de Deus nesta terra.

Que aspectos em tua vida precisam ser trabalhados pelo Senhor para que haja liberdade do fluir do Espírito Santo e transformações comecem a acontecer na tua vida e na vida de pessoas a tua volta?

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Estevão


Quando líderes da Igreja são separados para ministrarem com os apóstolos surge um novo personagem chamado Estevão. Algumas marcas da presença de Jesus em sua vida o faziam ser um modelo referencial tanto para os crentes da época quanto nos dias atuais. Ele era uma figura de Plenitude. Cheio de fé, do Espírito Santo, de graça, de poder, de sabedoria, de amor. Um homem que impactava a vida de outras pessoas. Quais as qualidades espirituais que se destacavam nele e que nos inspiram a imitá-lo? Um homem cheio de fé é aquele que impressiona e marca a vida das pessoas ao seu redor pela capacidade de crer e confiar em Jesus.

A igreja de hoje, precisa de homens e mulheres cheios de fé que marquem a vida das pessoas, que creiam nos impossíveis de Deus, sejam agentes da esperança em um mundo perdido e sem esperança. Nós não temos poder nenhum, mas o que impacta o coração de Deus é a nossa fé. Estevão era um homem cheio do Espírito Santo, que o Espírito podia dominar, controlar e usar. No dia em que recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, somos batizados pelo Espírito Santo.

Deus queria que a plenitude do Espírito Santo fosse algo contínuo na nossa vida e não uma experiência momentânea. O ato de ser cheio do Espírito Santo pode ser repetido e é algo que precisa ser conservado. Deus é uma fonte inesgotável e você é um recipiente esgotável. Por isso, para que ele possa nos encher precisamos abrir espaço esvaziando tudo o que ocupa o lugar dele em nossa vida.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Ester


A história da rainha Ester nos ajuda a aprender que atitudes fazem parte da vida de um herói da fé.  

Deixe de olhar para si mesmo e olhe ao seu redor.  A carta de Mordecai ajudou a rainha Ester, acostumada a cuidar de si, a olhar para seu povo em tristeza e pranto, na cidade de Susã, ameaçado de ser extinguido como povo judeu.

A princípio, a rainha Ester tentou aliviar a situação de seu povo (os judeus) com atitudes superficiais. Mas nosso dever cristão nos faz sentir que não basta, é preciso ter um envolvimento pessoal. Aliviar sua consciência, sem envolvimento pessoal não produz frutos para a salvação! Primeiro, Ester mandou roupa para seu tio/pai. Depois, enviou seu secretário para ajudar seu pai adotivo. Ver as necessidades dos outros, seus problemas como uma forma de ajudar só para aliviar a nossa consciência, não é ter um senso de missão!

Aliviar nossa consciência por meio das obras de outros, de dádivas, posição social, não produzem frutos para o Reino de Deus em nossas vidas. 

Busque em Deus o poder para realizar os desafios que Ele coloca em sua vida. Ester se envolveu com todos os judeus em um jejum de três dias, antes de se apresentar ao rei. Ela entendeu sua responsabilidade, assumiu um envolvimento pessoal, até correndo risco de morte e contou com a mão poderosa de Deus, dedicando-se à oração e jejum. E Deus honrou esta sua fidelidade para com o povo de Deus e os planos de salvação do próprio Deus!

Deus teve um plano especial em fazer de Ester uma rainha. Um propósito definido! Ore e peça-lhe para reconhecer o Seu plano para sua vida. Não se esqueça: se não obedecermos, Deus usa outras pessoas para cumprir Seu plano.

terça-feira, 5 de julho de 2016

Débora


Débora foi uma mulher singular, numa época em que as mulheres não podiam falar, comer e até mesmo mostrar seu rosto em público. Aprendemos com Débora várias as marcas da graça de Deus. Como a sua intimidade com o Senhor, que não faz acepção de pessoas e se Revelava a elas.

Débora não tinha medo de se envolver com os problemas das pessoas. Ela era uma mulher que se preocupava e agia para ser bênção, possuía uma espiritualidade para ver a necessidade das pessoas, uma espiritualidade que a impulsionava a se envolver com estes problemas. Ela via e agia, mulher que Deus usava para orientar com sabedoria outras pessoas. Orava para que problemas fossem solucionados.

Talvez a grande questão na vida de Débora era como conciliar todos os papéis que ela tinha de desenvolver e ao mesmo tempo ser serva de Deus e estar sempre disponível para Ele.

Era capaz de ver as coisas com os olhos da fé, por causa da intimidade com Deus. Via o que outros não conseguiam ver, buscava aquilo que parecia ser contraditório a toda a esperança. Ela via a vitória de Deus. Sua presença, palavra e ações  levavam as pessoas a serem motivadas, a crerem, se disporem a servir, se mobilizarem a lutar em nome de Deus.

Deus tem feito a mulher com a capacidade de ser sensível, mas muitas vezes você tem subjugado a sua sensibilidade e não tem permitido que Deus a use como resposta e solução ao clamor do povo.

Você quer as qualidades de Débora em sua vida? Então desperta! Diga agora em uma oração que você quer Sua ajuda para isso.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Moisés


Quais são os valores que um líder precisa incorporar e viver para conduzir pessoas? Aprendemos com a vida de Josué, pois ele estava sempre presente com Moisés. Aprendia, ouvia, entendia e vivenciava as visões e ordens que procediam de Deus para Moisés. Por meio desta convivência, é que Josué pode estar à frente da missão de substituir este grande líder, passando a se tornar “O Servo do Senhor”. 

Se desejamos crescer, precisamos entender da necessidade de sermos mentoreados (discipulados). São indispensáveis pessoas (amigos profundos) que possam nos ver, entender as nossas situações e problemas, que nos repreendam ou nos deem forças. Além de recebermos, precisamos estar disponíveis para também mentorearmos outras pessoas, dar apoio, ou seja “discipular”. 

Assim como dependemos da sabedoria e experiência de pessoas, Deus quer nos fazer entender que a nossa vida pessoal e nossa missão nesta terra não é algo solitário, mas comunitário. A nossa vida deve ser partilhada no corpo de Cristo, por isso precisamos que pessoas orem por nós, chequem a nossa vida. Estas mesmas pessoas deve receber autoridade espiritual para nos corrigirem, bem como intercederem (por meio da oração) sobre batalhas espirituais em que estejamos envolvidos. 

domingo, 3 de julho de 2016

José


Impactar nossa geração não acontece sem que experimentemos coisas boas e ruins, sem sofrimento, sem que outros venham a nos ferir. O exemplo de José incentiva a buscar e manter saúde emocional, e para tanto crer que nada está fora do controle de Deus. Como impactar sua geração, humilhando-se debaixo da poderosa mão de Deus, refletindo as marcas de Jesus? 

Não desistindo dos sonhos de Deus para sua vida. Deus nos criou com um propósito. Ele semeou um sonho em nós, mas determina os passos da nossa vida em direção a este alvo. Deus falou com José através de sonhos. José não menosprezou, mesmo quando a vida se tornou difícil, porque fazia parte do sentido de sua vida, de sua experiência com Deus. Os planos de Deus são construídos com lutas e circunstâncias pessoais, com persistência, não desista! 

Conforme o exemplo de José, como lidar com as dores do nosso coração? Confie que Deus continua no controle, mesmo não vendo a mão de Deus em meio à dor, os seus planos são maiores do que os nossos. Deus já anteviu a grande fome no Egito. Ele pensou em José, sua família e em todo o povo do Egito e o mundo ao seu redor. O alcance da benção ultrapassa nosso entendimento. 

Homens e mulheres usados por Deus persistem na fé e sabem que o Senhor está no controle. Não desistem dos sonhos do Pai, pois sabem que seus valores morais e emocionais serão testados

sábado, 2 de julho de 2016

Jeremias


Toda pessoa que tem consciência de sua missão, seu chamado de Deus aqui na terra, e que recebeu uma santa convocação para cumprir o plano de Deus em nossa geração, assim como ocorreu com Jeremias, sabe que deve ter algumas características importantes para a caminhada. 

Peso ou Paixão: Quando deixamos de cumprir o propósito que Deus nos convocou para realizar, sentimos que algo arde dentro de nós e a única coisa que aplaca este sentimento é quando nos dispomos a servir ao Senhor, cumprindo o que Ele nos comissionou.

Dependência exclusiva de Deus: A missão não depende de pessoas ou instituições, pois se Deus nos chamou, vai ser Ele que nos capacitará independentemente do tamanho da obra ou dos obstáculos que o inimigo irá colocar. O Senhor é a nossa única garantia. Será que precisamos de outra mais?

Capacitação divina: A missão que recebemos não é nossa, mas de Deus, pois somos meros colaboradores nessa missão. Por isso, para que possamos cumprir o seu propósito precisamos nos revestir do poder e da autoridade que foi derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus.  

Fidelidade ao propósito: Deus está vigiando a missão que nos designou, pois ela não é nossa, mas dEle, e será feito do Seu jeito. Pois é o Seu propósito que deve ser cumprido. Seja fiel, você é só colaborador, Ele é o Senhor. Lembre-se que muitos servos de Deus se perdem quando o senso de autoridade ou de direito toma conta da sua alma, e ele perde a simplicidade de um servo que se submete ao Senhor. 
 
Você já recebeu de Deus uma missão que até hoje por se achar incapaz ou com medo do tamanho dessa obra esteja resistindo?

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Impactando uma geração

O Senhor tem um alvo a realizar nesta geração e é você que Ele levanta para cumpri-lo. Contudo, são necessárias algumas características, desenvolvidas por alguns homens de Deus, que impactaram a sua geração servindo ao Senhor.

Davi era muito corajoso espiritualmente e teve fé para derrubar os gigantes do seu tempo. Toda geração tem os seus gigantes. Eles colocam medo, perseguem e testam a nossa confiança em Deus e nos valores do seu reino em nossas vidas. Mas, para vencermos é necessário que tenhamos coragem espiritual. Isso gera fé suficiente para derrubá-los quando lutamos em nome do Senhor dos exércitos. Moisés tinha intimidade com Deus. É nesse encontro com Deus, diariamente, que as coisas acontecem no mundo espiritual para depois se tornarem realidade. É quando entramos na tenda que as pessoas percebem a manifestação de Deus em nossas vidas.

Quais são os gigantes que estão diante de você? Eles têm gerado medo e vontade de desistir? Quais são os passos de fé que você terá que dar hoje? Deus escolher você para este tempo e para a sua geração!