Seguidores

links de visualização dinamica

Modo de visualização: Classic| Flipcard | Magazine | Mosaic | Sidebar | Snapshot | Timeslide

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Em meio a divida

Quem ficar como fiador de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer. (Provérbios 11:15).

A expressão “qualquer um” significa alguém que conhecemos pouco. Não é prudente ser fiador de alguém que não conhecemos bem. Ou seja, para que possamos nos comprometer, é preciso saber como a pessoa administra os seus recursos financeiros.
Porque o dinheiro é algo fascinante, misterioso e ofuscante. Ele cega, confunde e corrompe muita gente. Muitas amizades foram desfeitas, algumas famílias destruídas e outros relacionamentos rompidos por causa do dinheiro, ou da sua má administração.
Eu gostaria de escrever um pouco sobre o mau uso do dinheiro. Embora não haja base bíblica para afirmar que pegar dinheiro emprestado seja errado, eu quero aproveitar o contexto do verso acima para afirmar que existem abundantes conselhos sobre o uso correto do dinheiro. Quando pedimos dinheiro emprestado, nós nos colocamos numa situação de dependência, fato que não é saudável.
A nossa sociedade é consumista e nós estamos no meio dela influenciados pelos costumes. A propaganda tem como propósito vender o que não estamos pensando em comprar. Se não estamos pensando em comprar é porque não estamos precisando. Existe algo de cruel na publicidade, que cria em nós necessidades que não existem. Sentimos-nos infelizes por não podermos comprar o que vemos na mídia, ou acabamos gastando o dinheiro que não temos.
Embora as propagandas dos agentes financeiros – e até mesmo do governo – não deixem transparecer, o acesso desenfreado ao crédito se torna facilmente o passaporte para uma vida com preocupações e estresses. As dívidas mal administradas sempre se transformam numa bola de neve difícil de ser desfeita.
Não pensemos que a melhor ajuda à pessoa endividada seja emprestar-lhe dinheiro ou dá lhe fiança. A melhor ajuda nessas circunstâncias é sentar-se com ela e ajudá-la a reavaliar a maneira de administrar o dinheiro que ganha e viver dentro do limite do seu orçamento. 
Após isso, pode-se orar com ela pedindo que Deus lhe dê força para cumprir o compromisso consigo mesma de viver dentro do padrão de vida condizente com a sua renda. Essa é uma saída para o problema da dívida.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Boa carreira profissional

De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres. (Salmos 126:3)

Em uma guerra, o território de Israel foi invadido e o povo havia perdido todos os seus bens. Israel permaneceu um bom tempo morando em terra distante, cativo e sob o domínio de outros povos. Mas algo importante o inimigo não lhe pode roubar: Os sonhos. 

Podem nos roubar tudo, mas não nos podem tirar o direito de sonhar. Os sonhos mantêm a vida. Com os sonhos em mente, é possível renascer-se das cinzas. E foi isso que aconteceu com Israel. Após voltar-se para o Senhor, aquele povo começou novamente a prosperar, pois teve a oportunidade de retornar para a sua terra. 

Então, começaram a cantar: “Quando o Senhor Deus nos trouxe de volta para Jerusalém, parecia que estávamos sonhando. Como rimos e cantamos de alegria! Então as outras nações disseram: ‘O Senhor fez grandes coisas por eles!’ De fato, o Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres.”

A oração daquele povo era assim: “Ó Senhor, faze com que prosperemos de novo, assim como a chuva enche de novo o leito seco dos rios. Que aqueles que semeiam chorando façam a colheita com alegria! Aqueles que saem chorando, levando a semente para semear, voltam cantando, cheios de alegria, trazendo nos braços os feixes da colheita.”

O Senhor Deus ouve a nossa oração e nos atende. Mas há algo que depende de nós, para que tenhamos nossos sonhos realizados na carreira, por exemplo. O profissional moderno só se torna mais forte à medida que enfrenta novos desafios a cada dia nas mais diversas situações. 

Para ser bem sucedido em qualquer profissão é necessário que a pessoa comunique-se com eficiência; saiba lidar com conflitos internos e externos; tenha metas bem definidas; relacione-se com inteligência; aprenda algo novo todos os dias; pratique o marketing pessoal com eficiência. 

Pessoas munidas de informação – aquelas que lêem com freqüência, participam de cursos, seminários e de eventos sociais – estão muito à frente daquelas que estão paradas no tempo e no espaço sem se darem conta que tudo neste mundo globalizado está acontecendo rápido demais e o profissional que tiver curiosidade e disposição para estar sempre aprendendo coisas novas terá muito mais chance de progredir na sua carreira profissional.

Enfim, Deus nos ajuda a prosperar e a realizar nossos sonhos, assim como fez com o povo de Israel. Mas precisamos fazer a nossa parte.

Desejo a você sucesso em sua carreira profissional!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Drogas pra quê?

E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem. (Romanos 1:28) 


Hoje eu assisti a uma reportagem da TV na qual fiquei sabendo que não há mais nenhuma cidade no Brasil onde o crack não tenha dominado algumas pessoas. O uso de drogas tem crescido muito rapidamente na nossa sociedade. Mas por que será que as pessoas usam drogas? 
Não existe uma causa ou motivo suficientemente forte que justifique o uso de drogas. Muitas vezes, mesmo sabendo do mal que fazem e dos perigos da dependência que criam, a pessoa assume os riscos ao usá-las em troca de um prazer fugaz. 
Algumas pessoas relatam que usam drogas devido ao desconforto consigo mesmas e à falta de apoio e carinho da família. Outras relatam que é pela curiosidade de saber quais são as sensações que a droga pode trazer. Há, ainda, as que acreditam que as pessoas se drogam por problemas da vida como solidão, amizades ruins, rebeldia, depressão, raiva e desprezo. 
De um modo geral os especialistas acreditam que as pessoas usam drogas com o objetivo de reduzir sensações desagradáveis; aumentar sensações de prazer; aumentar os rendimentos psicofísicos e estéticos; transcender as limitações do corpo ou como substituto para experiências religiosas. 
Na verdade, a maioria das pessoas que usam drogas o fazem com o intuito de preencherem “um vazio dentre de si”. Muitas vezes, ouvimos pessoas bem sucedidas falarem sobre esse tal “vazio”. Infelizmente, nem as drogas não o preenchem.

Que vazio é esse afinal que não pode ser preenchido com nada desse mundo? Nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados perfeitos em todos os aspectos. Mas quando desobedeceram a Deus, infringindo a única proibição que lhes foi dada, eles caíram do estado de graça e, no processo, ganharam uma natureza depravada. O aspecto espiritual de suas naturezas morreu imediatamente e o processo físico da morte teve início. O resultado é que nós, seus descendentes, herdamos uma natureza com um “vazio” espiritual gigantesco que Deus antes ocupava. 
E esse vazio vai continuar lá, enquanto o Senhor estiver ausente. Ele só pode ser preenchido por Jesus Cristo. Hoje você precisa convidá-lo para morar em seu coração, caso contrário ele não virá. A escolha é sua! Quando ele entrar na sua vida e for Senhor dela, o vazio não mais existirá. E as drogas perderão o sentido.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Pode chorar!

Jesus chorou. (João 11:35)
Embora soubesse que podia ressuscitar Lázaro, Jesus foi solidário na tristeza e chorou a morte do amigo. Nesta passagem, a palavra "chorou" não se refere ao ato de "chorar o morto", um lamento superficial que, normalmente, acompanhava os funerais daquela época. Mas significa "derramar lágrimas" por profunda angústia no espírito. As lágrimas de Jesus são um sinal notável de sua verdadeira humanidade.
Uma garotinha chegou tarde da escola certo dia. A mãe a aguardava.
– Quantas vezes eu tenho que dizer a você que, ao sair da escola, deve vir direto para casa? Já estava preocupada. Por favor, não faça isso outra vez!
A menina tentou se explicar:
– É que hoje houve uma exposição na escola. A Tânia e a Júlia levaram uma boneca de louça da China que a avó tinha dado para elas...
– Não me interessa quão bonita seja essa boneca. Ao terminarem as aulas, não fique para brincar. Venha para casa!
– Mas, mamãe, o que aconteceu é que, ao sairmos da escola, alguns meninos vieram correndo até onde nós estávamos. E quando a Júlia correu, deixou cair a boneca no chão e eu fiquei para ajudá-la.
– Ah, querida! Que bonito que você ficou para consertar a boneca... Mas você precisa vir direto para casa.
– Não, mãe, não dava para consertar e eu fiquei para ajudar a Júlia a chorar.
Quantas vezes, no anseio de ajudar numa situação triste, dizemos: “Eu entendo o que você está sofrendo. Já passei por isso também. Eu sei o que você está sentindo.” As cicatrizes são diferentes das feridas. Não as compare. As cicatrizes estão fechadas, esquecidas. As feridas, entretanto, são do presente. Estão abertas e sangrando. Estão doendo no presente. Precisam de um lenitivo para aliviar a dor. Você pode ter passado por uma situação idêntica. Mas as diferentes nuances das circunstâncias pedem também diferentes soluções.
Jesus não conseguiu conter as lágrimas. Não podemos imaginá-Lo insensível à dor de Marta e Maria. Ele não ficou de longe, observando de braços cruzados sem dizer nada. Logo que Se aproximou, disse: “Sinto muito.” Jesus as abraçou e chorou com elas e por elas.
O choro pode ser visto por alguns como desabafo e por outros, como sinal de fraqueza. A verdade é que choramos quando estamos com medo ou nos sentimos frustrados e tristes. Choramos de alegria, quando vemos a noiva no altar, na formatura de um filho ou filha, ao receber uma boa notícia. Alguns usam o choro como arma para conseguir o que querem: os filhos, os namorados, os cônjuges, etc. Outros ainda usam a tática do choro para obter alguma coisa que não conseguiram, e conseguem por falta de argumento ou por firmeza da outra parte.
Seja qual for o motivo do nosso choro, podemos chorar livremente, porque faz bem à alma. Às vezes, Cristo nos chama não somente para consertar um brinquedo quebrado, mas para chorar conosco.
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. (Mateus 5:4)

sábado, 6 de julho de 2013

A preguiça mata

Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.

(Provérbios 10:26).
A preguiça mata. Lenta, imperceptível e dissimuladamente. Mata porque o preguiçoso nada realiza, e uma vida sem realizações é uma agonia que não acaba. E, quando acaba, termina em pobreza e miséria.
O preguiçoso vive jogando a culpa de sua triste situação nos outros ou na falta de oportunidades. Ignora que as oportunidades não caem do céu; é preciso criá-las.
Salomão compara o preguiçoso com o vinagre e a fumaça. Ninguém os suporta. Você os tolera. Que empregador é feliz com um empregado que se limita a fazer o que se lhe ordena?
O trabalho é uma das maiores bênçãos porque lhe dá sentido e propósito à vida. A vida não é só existir, é também fazer e acontecer. O trabalho faz as coisas acontecerem.
O trabalho é um dos temas mais tratados do livro de Provérbios. O objetivo de Salomão é ensinar as pessoas a serem felizes. Não há felicidade sem realização, e esta é resultado do trabalho.
Não invente desculpas. A vida é curta. Desperdiçar tempo buscando pretextos para adiar as oportunidades é tolice. Não espere o trabalho ideal. Vá atrás dele e, enquanto não o achar, faça o que vier às suas mãos. Não existe trabalho indigno ou humilhante. Qualquer trabalho, por insignificante que pareça, é o primeiro passo para chegar ao trabalho dos sonhos.
As instituições e empresas estão procurando pessoas com vontade de fazer as coisas acontecerem. Grandes salários são a conseqüência natural de diligência e entrega. Jesus disse um dia: “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito.” (Lucas 16:10).
Sacuda hoje a poeira dos pés. E, mesmo desempregado, faça o que vier à mão para fazer. Mas faça-o com dedicação e entusiasmo, como se fosse o grande trabalho com o qual você sonhou.
Quando uma pessoa está bem com Deus, está bem consigo mesma e tem vontade de sair da atual situação das coisas. Faça de hoje um dia de realizações. Fuja da preguiça porque “como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam”.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Dissipando o mau pensamento

Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. (Atos 17:24-25)

Muitas pessoas têm pensamentos suicidas. Outros não o conseguem dominar. A taxa de suicídios cresce a cada ano. Mas Deus tem uma saída para se evitar esta escolha abominável.
Cada pessoa é um grande projeto no qual está depositada a confiança de Deus. O sopro da vida foi dado pelo Criador à sua obra prima com um propósito muito especial de ser a morada do Espírito Santo. O nosso corpo é o Templo de Deus, seja ele bonito, feio, sadio, doente, rico ou pobre.
Sabendo das nossas dificuldades de lidar com os desafios da vida, Deus nos revelou a sua Palavra, na qual está a saída e o conforto que precisamos. Para se ter ideia de quanto ele nos ama, a sua Palavra existe antes mesmo da criação. No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. (João 1:1-4)
Com a Palavra, Deus nos garante a capacidade de lidarmos com as dificuldades, as desilusões e as insatisfações. Muitas pessoas não compreendem isso e se acham no direito de tirar a própria vida. Precisamos pedir a Deus que abra o nosso entendimento para aceitarmos a Palavra como o livramento de nossas angústias.
Amigos, com os nossos problemas crescemos e nos tornamos mais fortes psicologicamente. Com as nossas frustrações compreendemos as desarmonias entre sonho e realidade, desejos e decepções que nos tornam depressivos e angustiados.
Sabemos o quanto é difícil compreendermos o sentido da vida quando deparamos com as frustrações, mas paremos, reflitamos, elevemos o pensamento a Deus e tomemos uma atitude de desprendimento material e de desapego, até mesmo a pessoas.
Devemos agradecer a Deus o fato de estarmos vivos e com chances de continuar enfrentado o desafio sublime de abrigar a presença do Espírito Santo dentro de nós. Quando depararmos com o princípio de qualquer dor ou vergonha, lembremos que somos eternos, que a vida é um aprendizado, e que nenhum mau pensamento pode nos separar do amor de Deus. (Romanos 8:35)